Comunidade Paroquial São João Batista do Distrito de Barranco Alto celebra 143 anos de fundação

Na manhã do dia 07 de setembro, após um tríduo preparatório com a presença de padres de nossa Diocese de Guaxupé, a Comunidade Paroquial São João Batista do Distrito de Barranco Alto, município de Alfenas, se reuniu para celebrar os 143 anos da Ereção da Paróquia.

Em uma celebração presidida pelo nosso bispo diocesano Dom José Lanza e com uma participação expressivas dos paroquianos e devotos de São João Batista, elevou-se um grande clamor de ação de graças pela caminhada realizada por esta comunidade.

A Paróquia São João Batista, foi criada no dia 07 de setembro de 1878, por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo. Teve como seu primeiro pároco, padre Luiz Cândido de Souza.

A paróquia possuí uma capela dedicada a Santos Reis, tendo como festas tradicionais, a Festa de Santos Reis em Janeiro, a Festa de São João Batista e junho e a Festa de Nossa Senhora Aparecida em outubro.

A Comunidade fica localizada às margens do Lago de Furnas, atualmente tem uma população de cerca de 500 habitantes residentes, e muitas casas de veraneio, em períodos de férias e feriados, essa população aumenta de forma expressiva.

A primeira Igreja Matriz antiga, destacava-se pela sua bela arquitetura, esta foi demolida e construída a nova pelas Furnas Centrais Elétricas.

Atualmente a paróquia conta com as seguintes pastorais: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; Ofício de Acólitos; Catequese infantil; Crisma; Movimento da Mão e Rainha; Grupo de Jovens; Pastoral do Dízimo e a recém criada Pastoral da Comunicação.

A Paróquia São João Batista tem como Administrador Paroquial pe. Antônio Batista Cirino.

Por Padre Antônio Batista