Seminaristas são instituídos Leitores e Acólitos

Na tarde do dia 28 de setembro, na capela do Seminário Diocesano Santo Antônio foi conferido pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto, os ministérios de leitor e acólito a cinco seminaristas.

Foram instituídos leitores: Renan Brito e Richard Oliveira, do terceiro ano da Teologia (Etapa Configurativa) . Foram instituídos acólitos: Luiz Fernando, Otávio Lemes e Rhilton Roger, do quarto ano da Teologia (Etapa Configurativa).

Os ministérios de Leitor e Acólito são importantes passos na vida daqueles que são vocacionados ao ministério ordenado, pois fazem parte do itinerário formativo.

O que significam esses ministérios?

O ministério de Leitor habilita o ministro proclame a Palavra de Deus nas liturgias e auxilie na catequese bíblica e sacramental da Igreja. Neste sentido, Renan Brito e Richard Oliveira, seminaristas que estão cursando o terceiro ano de teologia, agora estão configurando sua vida e vocação no testemunho da Palavra e da Boa Nova de Cristo Jesus.

O ministério de Acólito confere ao ministro instituído o serviço de zelar da preparação das celebrações eucarísticas, de expor o Santíssimo Sacramento e de ser um auxílio para que todo o Povo de Deus celebre com alegria, dignidade e em comunhão o augusto sacramento da Eucaristia. Desta forma, Luiz Fernando, Otávio Lemes e Rhilton Roger, que estão no quarto ano de teologia, vão se configurar ainda mais ao Cristo Bom Pastor e servir a Igreja na liturgia e na vida, auxiliando a saciar os que tem fome de Deus e fome de pão.

Dom José Lanza destacou na homilia o sentido que tem os ministérios para Igreja e a missão de deixar com que a Palavra e a Eucaristia sejam luminares da vida dos ministros, sendo homens zelosos e cultivadores da comunhão eclesial. Ainda, o bispo ressaltou que a Igreja se alegra com o sim destes jovens e que espera deles ânimo e coragem para servir às comunidades.

A celebração eucarística contou com a presença dos padres formadores, o reitor do Seminário e Formador da Teologia, Padre Edimar Mendes Xavier, do vice-reitor e Formador da Filosofia, Padre Vinicius Pereira Silva e dos padres Alexandre José Gonçalves, pároco da Paróquia São José de Muzambinho e coordenador diocesano de Pastoral e do padre José Ronaldo Neto, vigário paroquial em Muzambinho.

Por Rhilton Roger