CEB'S - Comunidades Eclesiais de Base

Telefone: (35) 3562‑2653  Celular : 991556535

CEP 37860‑000 – Nova Resende-MG

História:

Desde a nomeação do Assessor por Dom José Alberto (10/83) foi criado um boletim mimeografado COMUNHÃO, que depois se tornou Boletim diocesano. Foram promovidos 36 Encontros Diocesanos além de um curso de uma semana com o Pe. José Marins e sua equipe.

Missão:

Fomentar A NOVA MANEIRA DE SER IGREJA

Vamos chamar de Igreja TRIDENTINA o modelo que recebemos do passado e que ainda é bastante forte.

Por que “Tridentina”? A palavra vem de Trento (antigamente Tridentum), cidade do norte da Itália onde houve um importantíssimo Concílio Ecumênico entre 1540 e 1560 (pouco após a descoberta do Brasil). Estava nascendo o Protestantismo, e havia um grande perigo de a Igreja Católica se esfacelar. Por isso, o Concilio de Trento procurou organizar e disciplinar muito. Suas orientações vieram dar na organização que recebemos, embora alguma coisa seja mais antiga e outras tenham vindo depois do Concílio de Trento. Por causa, então, da força que teve o Concílio Tridentino nesses quase quinhentos anos, é que chamamos de TRIDENTINA a Igreja desse modelo.