Ordem Cistersiense - OCist
Mosteiro de Nossa Senhor do Divino Espírito Santo
Claraval - MG

Rua do Mosteiro, s/n

Novos telefones: (16) 3017 0571 (Mosteiro) e (16) 3017 9408 (Paróquia)

CEP 37997‑000 – Claraval-MG

A história do Mosteiro Cisterciense de Claraval se inicia, por volta de 1950, quando o bispo de Guaxupé, Dom Hugo Bressane visitava Roma e foi até o Mosteiro de Casamari (Itália). Lá, o bispo expôs a Dom Nivardo Buttarazzi, abade do mosteiro na época, sua intenção de ter na diocese uma comunidade de religiosos, sugerindo como lugar de instalação a vila de “Garimpo das Canoas”, atual Claraval. Em 1950, chegava ao vilarejo os monges cistercienses destinados a esta paróquia: o prior Pe. Pedro Agostini, Pe. Justino, Pe. Carmelo e Ir. Nivardo.

Um dos primeiros problemas que os monges enfrentaram ao chegar no Brasil foi o idioma, já que não falavam nada em português, o clima também foi outro problema, entre outros como: precariedade das instalações, falta de saneamento básico, falta de mão-de-obra especializada e materiais de construção. Em março de 1969, o Mosteiro foi inaugurado e já começou a hospedar os primeiros jovens que desejavam seguir a vida monástica cisterciense.

A vinda dos monges para a cidade ajudou muito no seu desenvolvimento. Em novembro de 1969, Dom Ângelo Neto, Arcebispo de Pouso Alegre (MG), instala solenemente a nova Abadia Nullius de Claraval. Em 2002, houve a extinção do título de Abadia Territorial, que concedia autonomia pastoral no território. O Mosteiro de Claraval, integrado hoje à Diocese de Guaxupé, e desenvolve os trabalhos como paróquia. Por Sérgio Bernardes