Congregação das Filhas do Divino Zelo do Coração de Jesus

Praça Cônego Vicente Bianchi, 16

Fones: (35) 3523-1265

CEP 37940-000 – Alpinópolis-MG

As Filhas do Divino Zelo são mulheres consagradas ao Senhor com a finalidade específica de pôr em evidência a preocupação de Jesus, que disse “A messe é grande, mas os operários são poucos”, e de obedecer a sua ordem: “Rogai, pois, ao Senhor da Messe que mande operários a sua Messe” (Lc 10,2). ROGATE! Eis o Carisma da Congregação. A seiva que circula em toda a vida espiritual e apostólica das Filhas do Divino Zelo. Por isso tem sempre nos lábios a prece: “enviai, Senhor, apóstolos santos à vossa Igreja”.

As Filhas do Divino Zelo, além de rezarem e propagarem a oração pelas vocações, assumem com zelo a mesma compaixão que Cristo teve diante da multidão faminta e abandonada e dedicam-se ao serviço da Igreja e dos irmãos. No ano de 2014, houve um processo de reestruturação jurídica, enquanto organização religiosa, dos serviços e atividades que desenvolvem nas áreas da educação e da assistência social. Dessa reflexão, resultou a criação da Rede Divino Zelo de Educação (REDIZE) e da Rede Divino Zelo de Assistência Social (REDIZAS).

A REDIZE agrupa cinco escolas da província e a REDIZAS incorpora três obras socioassistenciais e ainda outras três obras vinculadas. Com essa nova configuração, pretende-se avançar ainda mais na qualidade dos serviços prestados, marcada pelo profissionalismo e por um diferencial que expresse a identidade cristã e carismática do Instituto: “O Zelo que brota do coração de Cristo.” A presença das Filhas do Divino Zelo na Paróquia São Sebastião em Alpinópolis Em 17 de março de 1981, as Irmãs Alba Graziano, Albertina Figueira e Angélica Santana chegaram à cidade de Alpinópolis a pedido do Cônego Ubirajara Cabral.

A inauguração da casa foi em 13 de junho do mesmo ano, em que elas dizem: “…inauguração da nova e primeira obra assistencial em favor das crianças órfãs e carentes desta cidade…”. Essa nova fundação foi colocada sob a proteção de Santo Antônio de Pádua: Lar Santo Antônio. As Filhas do Divino Zelo, há 34 anos na cidade de Alpinópolis, iniciaram está missão de acolher com zelo e compaixão as crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 16 anos, proporcionando atividades que contribuam para seu desenvolvimento físico, espiritual, intelectual, emocional e psicológico, através de atividades socioeducativas, cultura, lazer, alimentação, higiene pessoal, cuidados com a saúde e meio ambiente, em horários complementar à escola. A partir da “Pedagogia do Amor”, a obra visa à promoção da convivência familiar e comunitária do educando, com base nos direitos assegurados pela Constituição Brasileira e estatuto da Criança e do Adolescente. A presença das Irmãs, além do atendimento às crianças e adolescentes, se estende na atuação de diversas pastorais da Paróquia São Sebastião. Elas contam com a bênção e patrocínio de Santo Aníbal Maria e Madre Nazarena para continuarem com dedicação a missão a elas confiada.

Por Irmã Edna