Congregação das Irmãs Nova Betânia
Guaxupé - MG

Rua Padre Oliveira Rolim, 79

CEP 37800-000 – Guaxupé-MG

A congregação foi fundada em 29 de junho de 1985 pela Madre Terezinha Ramos Bastos, natural de Divisa Nova, e teve como cofundador Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto, bispo diocesano de Guaxupé. Dom José Alberto foi a Areado pedir a uma religiosa para desenvolver a catequese e núcleo dos Religiosos da Diocese de Guaxupé. Terezinha, até então membro da Congregação das Irmãs de Nossa Por Irmã Neusa Senhora da Consolação, foi escolhida para desenvolver esse trabalho, juntamente com três religiosas de outras congregações. Assim se formou uma comunidade intercongregacional.

Após idas e vindas diárias, Irmã Terezinha desligou-se da Congregação de Nossa Senhora da Consolação e, com o apoio de Dom José Alberto, fundou a Congregação das Irmãs da Nova Betânia. As Irmãs buscam a vida de comunidade e procuram viver o espírito das Bem-Aventuranças por meio dos conselhos evangélicos, dando ao mundo testemunho da felicidade garantida a todos pelo Cristo. O carisma da congregação é cuidar de padres idosos, auxiliar os presbíteros em suas paróquias nas diversas pastorais, divulgar a boa leitura por meio de livraria católica, trabalhar na área da saúde (hospitais, saúde pública) e da educação (escolas, secretarias).

Por Irmã Neusa