Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação
Areado - MG

Rua Monsenhor Matias, 537

CEP 37140-000 – Areado-MG

A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação foi fundada por Santa Maria Rosa Molas, no ano de 1857, na cidade de Tortosa, Espanha. O carisma da congregação é ser instrumento de misericórdia e da consolação de Deus aos mais necessitados. No dia 09 de abril de 1949, chegaram as seis primeiras Irmãs da Consolação em Areado, provenientes da Espanha, em atenção a um apelo de Dom Hugo Bressane de Araújo, bispo diocesano. O Pároco da época, Monsenhor José Maria Matias da Silva, preocupado com a formação moral, religiosa e intelectual dos jovens, viu a necessidade de fundar um Colégio católico na cidade, cuja orientação estivesse a cargo das religiosas. Em 13 de setembro de 1955, inaugurou-se o novo colégio com o Curso Ginasial, Magistério e Contabilidade, beneficiando as cidades vizinhas de Alterosa, Monte Belo, Muzambinho, Botelhos, Carmo do Rio Claro, entre outras.

As irmãs trabalharam na educação em Areado até 2006. A partir de então, a direção do colégio passou para um grupo de professores, e as irmãs passaram a se dedicar mais ao trabalho pastoral na paróquia, ajudando na formação de lideranças, promovendo reflexão com os jovens, através de encontros e retiros. Há o Movimento de Leigos da Consolação que colabora na pastoral paroquial e nas atividades pastorais das irmãs. Portanto, a obra cresceu na comunidade areadense e hoje diz agradecida: “Obrigado a você que nos amou, nos acolheu e nos apoiou. Assim, continuamos fazendo história e contribuindo para a expansão e crescimento do Reino de Deus, em comunhão com a Diocese de Guaxupé, que celebra seu centenário”.

Por Irmã Ana do Rosário Diniz