fbpx

Congregações das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti
Colégio Paula Frassinetti
São Sebastião do Paraíso - MG

Endereço:

 

Av. Ângelo Calafiori, 317 – Centro

Caixa Postal 13

Fones: (35) 3531-1797 (colégio) e 3531-7342 (comunidade)

CEP 37950-000 – São Sebastião do Paraíso-MG

 

Breve histórico:

 

Paula Ângela Maria Frassinetti foi a fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti, em 12 de agosto de 1834, em Gênova, na Itália. O Instituto foi chamado “Filhas da Santa Fé”. Em 1835, Paula assumiu a Pia Obra de Santa Doroteia, devido à iniciativa apostólica em sua originalidade e validade: encontrada na simplicidade do método de sua linha educativa. A partir desse momento, o grupo mudou o nome do Instituto – de “Filhas de Santa Fé para Irmãs de Santa Doroteia.

Foi um momento importante para a vida do grupo porque, com esta escolha, Paula definiu mais claramente a dimensão apostólica da sua Congregação e consolidou sua inspiração primitiva: estarem plenamente disponíveis nas mãos de Deus para evangelizar através da educação, dando preferência aos jovens e aos mais pobres. As Doroteias estão presentes em quatro continentes: Europa, América, África e Ásia e, atualmente, em 16 países. O Colégio Paula Frassinetti, situado em São Sebastião do Paraíso, foi fundado em 27 de janeiro de 1925, pelo desejo de Paula Frassinetti, através de um sonho de uma Irmã em Roma. A Madre Fundadora pediu-lhe no sonho que no dia seguinte dirigisse-se à superiora dizendo que ela queria que se fundasse um Colégio na cidade de São Sebastião e, por incrível que pareça, na mesma semana, o Governo Geral recebeu uma carta do Monsenhor José Felipe da Silveira, Pároco da igreja matriz de São Sebastião do Paraíso, fazendo o pedido da fundação do Colégio nesta cidade, pois, até então, as alunas paraisenses estudavam em Pouso Alegre, e as Irmãs daquela cidade assumiam sua missão com tanto amor que isso foi notado por todos.

O pedido foi deferido e até hoje nosso Colégio continua sua caminhada com empenho, buscando aliar a tradição à inovação. A educação é assumida em diversos níveis: Pastoral Escolar, Popular, Rural, Juventude e Vocacional. Assumiram a Escola de Formação para os Leigos segundo o carisma de Santa Paula. Assim, o carisma de Paula vai sendo assumido por todos os leigos da escola e missões populares. Em São Sebastião do Paraíso, além da missão no Colégio, já atuaram na formação de catequistas e lideranças, pastoral da juventude escolar, visitas domiciliares, Legião de Maria, Curso de Noivos e Casais entre outros.

Em tempos passados, a catequese da Paróquia Nossa Senhora da Abadia era ministrada nas salas de aulas do Colégio, e as catequistas eram preparadas nas aulas de pedagogia catequética sob a coordenação de uma Irmã, e a catequese funcionava aos domingos, logo após a Celebração Eucarística. Junto ao Colégio funciona o Centro de Formação Humana “Paula Frassinetti”, que apoia adolescentes e jovens no curso de informática, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo na formação humana e cristã. Aos domingos, funciona um grupo de adolescentes e jovens da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, sob a coordenação de uma Irmã. O Colégio Paula Frassinetti é uma família que trabalha unida, criando um ambiente educativo próprio, através da pedagogia do Evangelho, para promover o crescimento integral das nossas crianças e jovens. Prioritariamente, testemunha e anuncia a todos a Boa Nova de Cristo e assume um compromisso concreto de serviço, inserindo-se na Igreja local e buscando sempre caminhos de renovação, com fé e paixão pelo Reino de Deus.

Por Irmã Ana Maria de Campos

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Últimas Notícias