Instituto Jesus Maria José

Rua Rio Grande do Sul, 1483

Fone: (35) 3722-2021

CEP 37701-970 – Poços de Caldas-MG

As Irmãs Jesus Maria José desenvolvem seu apostolado desde o início da fundação que se deu em 24 de setembro de 1880, na diocese de Viseu Portugal, fundada por Rita Lopes de Almeida. O Papa Leão XII aprovou-a definitivamente em 10 de maio de 1902. Ainda jovem, ardia no peito Rita Lopes de Almeida a vontade trabalhar com veemência na conversão de mulheres perdidas. Seu desejo era consagrar-se totalmente a Deus, vivendo de maneira simples, pobre, humilde, alegre e a servir zelosamente aos pobres. Movida sempre pelo Espírito Santo, definiu como objeto de seu zelo a reabilitação de homens e mulheres de vida menos exemplar e a educação de crianças pobres e abandonadas, como forma de prevenção contra a corrupção da família e discernimento de vida no futuro. Hoje, as Irmãs do Instituto Jesus Maria José estão espalhadas por pelo mundo, além de Portugal, berço do Instituto, as Irmãs trabalham em outros países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Peru, Cabo Verde e México.

As Irmãs Jesus Maria José, como “discípulas e missionárias de Jesus”, consagram a vida a Deus acolhendo e levando a proposta do Mestre às diferentes culturas. Sendo missionárias e educadoras, promovem a vida anunciando o Evangelho da conversão. A exemplo de Jesus, Maria e José, vivem em comunidade a oração, o trabalho, o lazer, colocando os dons a serviço dos irmãos e irmãs, sendo um sinal de alegria e esperança para a humanidade. Espiritualidade A espiritualidade das irmãs é a imitação da Família de Nazaré, que Madre Rita legou como modelo e, a partir das exigências da consagração, vive na Igreja, como segredo eficaz do zelo apostólico. São motivadas a ser, viver e servir a exemplo da Sagrada Família: na vida escondida, na simplicidade, na pobreza, no trabalho, na humildade na alegria, na fidelidade e audácia, na intuição em discernir a vontade de Deus, na confiança absoluta no Senhor; sobretudo, na pobreza e na adversidade. Salientam as atitudes de confiança em Deus e audácia no seu zelo de amor às crianças e às Irmãs da comunidade.

Missão e Vocação, a fundadora Rita Amada de Jesus, diante da realidade de marginalização nas quais as crianças, jovens e mulheres eram subjugadas, sentiu em seu coração o sopro do Espírito Santo para atuar de forma significativa em prol da vida. E hoje, mantendo vivo seu ideal, com o mesmo zelo e ardor, continuam seu sonho, inseridas nos mais diversos ambientes, especialmente no contexto educativo, com o mesmo objetivo: promover a vida motivando a conversão. Evangelizar a família, “célula mãe da sociedade”, é a missão. Resgatar e promover na família o sentido da união, do compromisso, da solidariedade, do diálogo, do respeito mútuo e apresentar a Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, como modelo ideal, como escola, é a proposta. Assim nasceu a Congregação Jesus Maria José com a missão de anunciar o Evangelho da conversão a todos os homens, educar as crianças pobres e abandonadas para renovação da sociedade, orientando-as no discernimento de sua opção vocacional e de vida, atuando na Pastoral Familiar para restaurar a vida familiar e colaborar na luta contra o mal e a vencer. Na diocese, estão presentes na cidade de Poços de Caldas e dedicam-se a essas dimensões no Colégio Jesus Maria José.

Por Irmã Vanuza