fbpx

Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt
Poços de Caldas - MG

Endereço:

 

Estrada Padre José Kentenich, s/n, km 4

Caixa Postal 821

Fone: (35) 3713-5592

CEP 37719-000 – Poços de Caldas-MG

 

Breve histórico:

 

O Instituto Secular das Irmãs de Maria foi fundado no dia 01 de janeiro de 1926, em Schoenstatt – Vallendar – Alemanha, pelo servo de Deus, padre José Kentenich, que com o seu carisma mariano, quis oferecer a Igreja do século XX uma nova forma de vida consagrada, que unisse a vida das antigas ordens aos grandes desafios e necessidades pastorais, apostólicas, religiosas, educativas, culturais e sociais do nosso tempo. Seguindo o caminho do desenvolvimento, segundo os desígnios insondáveis da Providência, o Instituto recebeu o reconhecimento oficial da Igreja em 08 de dezembro de 1976, através do “Decretum Laudis”, elevando-o a Instituto Secular de Direito Pontifício.

Em 18 de janeiro de 1994, a Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica aprovou definitivamente os Estatutos do Instituto. Como comunidade de personalidades ancoradas na força fundamental do amor, o Instituto está unido à Família Internacional de Schoenstatt no grande objetivo comum: a Configuração Mariana do Mundo em Cristo. Motivadas e inspiradas pelo Carisma do fundador, desejam “ser viva presença de Maria”, no mundo hoje! Ser presença de Maria e anunciar ao mundo o “Mistério de Maria” são os objetivos de vida e de atuação apostólica de todos os membros do Instituto, nas diferentes formas de vida e atuação, para que Maria possa ser reconhecida na Igreja Universal, na sua posição: como oficial e Permanente Auxiliar de Cristo, na obra total da salvação. Maria, como Mãe, fundadora e superiora geral do Instituto, conclama suas filhas a testemunhar com e como o fundador, com amor à Igreja, num empenho vigoroso e convincente, colocando a vida a serviço dos urgentes apelos da Nova Evangelização.

A fonte da espiritualidade do Instituto é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, realizada no Santuário, Lar e Escola do homem novo e da nova comunidade, para a formação da Nova Ordem Social Cristã. Da Aliança de Amor com Maria, originou-se o sistema ascético e pedagógico de Schoenstatt. Segundo a espiritualidade própria e original do Instituto, as Irmãs de Maria de Schoenstatt colocam sua vida a serviço da Igreja e do mundo. O Instituto procura formar personalidades autênticas, que pelo seu testemunho de vida e atuação apostólica possam irradiar no mundo as magnificências de Maria. Através da forma de vida e atuação ativa e contemplativa, os membros podem viver o Dom de sua vocação, segundo o projeto pessoal do chamado de Deus, realizando-se numa profi ssão. Na forma de vida ativa os membros, podem viver em comunidade ou sozinhas, nos assim chamados postos externos.

Da comunidade de vida ativa fazem parte as Irmãs, que atuam em escolas, hospitais, tarefas apostólicas ou em profissões laicais. O Instituto coloca Irmãs como assessoras dos Ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt: na área da educação, da saúde a serviço da vida, na pastoral do enfermo, na coordenação das diversas pastorais a serviço da Igreja e do mundo, em profi ssões laicais, como área administrativa, nos serviços assistenciais e sociais etc. Ao lado da comunidade com multiforme Vida Ativa está a Comunidade de Vida Contemplativa, formada pelo Instituto das Irmãs Adoradoras e Eremitas. Elas dedicam-se à Adoração do Santíssimo Sacramento e se unem à Igreja universal na recitação da Liturgia das Horas. Na diocese, temos a presença das Irmãs no Santuário Fonte de Vida Nova, em Poços de Caldas.

Por Irmã M. Gislaine

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Últimas Notícias