Irmãos do Sagrado Coração - ISC

Rua Pe. Sylvain Tardif, 200 – Bairro Juvenato

Fone (35) 3267-1106

CEP 37120-000 – Paraguaçu-MG

A Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração surgiu no ano de 1821, em Lion, na França, com o intuito de cuidar de crianças e adolescentes abandonados na rua, após a Revolução Francesa. A espiritualidade do Instituto brota da contemplação de Cristo, cujo coração aberto significa e manifesta o amor trinitário pelos homens. A consagração é uma resposta de amor à bondade de Deus através de uma vida totalmente orientada para o Cristo manso e humilde (RdV 14). A Congregação tem como carisma crer no amor de Deus, viver este amor e propagá-lo (RdV 13).

Os Irmãos vieram para o Brasil no ano de 1945, para a cidade de Campanha (MG), e no ano de 1954, vieram os Irmãos Simeão e Gabriel, para Paraguaçu. No início, os Irmãos tinham como principal atividade a Educação Formal, e isso se deu através do Centro Educacional Sagrado Coração, que ensinava crianças de Paraguaçu e região. Na década de 90, esse Centro foi fechado e os Irmãos passaram a atuar na Diocese de Guaxupé, em trabalhos voltados a Pastoral da Juventude, movimentando muitos adolescentes e jovens de toda a diocese. Houve também o envolvimento de Irmãos Sacerdotes na Paróquia de Paraguaçu. Em 2003, foi aberto o Centro Social Juvenato que atende crianças e adolescentes. Hoje os Irmãos do Sagrado Coração continuam atuando com as Juventudes da diocese, com o Centro Social Juvenato, com vivências de Programação Neurolinguística (PNL) e com duas casas para Encontro/Retiros.

Por Irmão Ricardo Calori, SC