fbpx

Irmãs Cistercienses da Caridade
Claraval - MG

Endereço:

Rua Doze de Dezembro, 620 – Centro

Fone: (34) 3353-5290

CEP 37997-000 – Claraval-MG

 

Breve histórico:

A Congregação está situada na cidade de Claraval, antiga Garimpo das Canoas. Os Monges Cistercienses de Casamari-Itália estão empenhados no distrito de Garimpo das Canoas desde 1950 e foram eles que promoveram o desenvolvimento de serviços essenciais, como instalação de rede elétrica, água, escola, posto de saúde, moradia, entre outros. Em agosto de 1953, por ocasião da comemoração do “oitavo centenário da morte de São Bernardo”, o povo aprovou com alegria a proposta feita pelo Prior e Pároco Dom Pedro, de emancipar o distrito do Garimpo das Canoas do município de Ibiraci, tornando-o autônomo. O novo município recebeu o nome de Claraval em honra a São Bernardo, grande propagador da Ordem Cisterciense e Doutor da Igreja. Neste contexto, os Monges Cistercienses convidaram as filhas de Madre Claudia para iniciar a primeira Missão no Brasil. As primeiras irmãs missionárias italianas chegaram no dia 20 de agosto de 1990, sendo elas: Irmã Carmela Rostirolla, Irmã Daniela Zaninello e Irmã Bertilla Di Bari. As Irmãs colaboram na evangelização e na promoção social da população. Em 1994, vendo a necessidade das famílias, a Congregação, com a ajuda de benfeitores italianos, contribuiu para a fundação da Creche Claudia de Ângelis da Cruz, com o objetivo de acolher as crianças, dando uma educação fundamental. Atualmente, ela acolhe de 90 a 100 crianças. A finalidade fundamental da Congregação é a santificação pessoal e um empenho de operosa caridade para com as necessidades espirituais e sociais do próximo.

A vida das Irmãs deve ter como ponto de referência a oração litúrgica, especialmente a Celebração Eucarística, que é o cume, em conformidade com as diretrizes da Igreja e as exigências da nossa participação ao apostolado ativo. No cotidiano, dá-se importância particular à celebração comunitária da Liturgia das Horas, ouvindo a Deus que fala a seu povo e celebrando o mistério da salvação. A comunidade tem por fundamento o amor a Deus e a caridade recíproca entre as irmãs, na comunhão fraterna alimentada na oração, adoração Eucarística, encontros de formação e retiros espirituais. Partindo do compromisso fundamental da fundadora, de trabalhar para o benefício cultural e religioso da juventude, a comunidade dedica-se à educação cristã da juventude na catequese e no crescimento humano e espiritual de pessoas de diferentes idades e condições sociais, mas, sobretudo, os menos favorecidos. Acompanha e contribui com as famílias ameaçadas pelo perigo do alcoolismo, exploração de menores e ao combate à prostituição de jovens e adolescentes.

As Irmãs hoje atendem a creche e as famílias das crianças, cuidam da animação litúrgica, da catequese e do percurso de discernimento vocacional, propondo a palavra evangelizadora às pessoas de diversas idades, envolvendo crianças, jovens, pastoral da saúde e da esperança. Anunciam o Evangelho através dos meios de comunicação e organizam missões, estando presentes em outras realidades e dioceses.  

Por Irmã Patrícia

Últimas Notícias