Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo
Passos - MG

Rua Dom Inácio Dal Monte, 339

CEP 37900-000 – Passos-MG

A congregação está presente na diocese da cidade de Passos, com as irmãs do Carmelo São José. São também chamadas de Ordem das Carmelitas Descalças, cujo carisma próprio é a busca de Deus através da oração e intercessão pelo mundo. Santa Teresa de Jesus (também chamada de Santa Teresa de Ávila, da qual, em 2015, celebra-se o quinto centenário de nascimento) fundou esta congregação para que, buscando ser “amigas fortes de Deus”, as Irmãs trabalhassem pela salvação do mundo, numa vida de simplicidade, oração, trabalho e convivência fraterna no amor.

O Carmelo São José, na cidade de Passos, foi fundado em 1951, pelo então bispo diocesano Dom Hugo Bressane de Araújo. Durante todos esses anos, as Irmãs vivem para rezar pelo povo de Deus, na intercessão, também atendem as pessoas que as procuram para pedir orações, para orientação pessoal ou espiritual, sempre em consonância com o caminhar da Igreja Diocesana. Atualmente, são 17 Irmãs de diversas faixas etárias, sendo a mais idosa com 70 anos de vida religiosa e 91 de idade, e a mais jovem com 23 anos de idade.

A metade da comunidade é formada por Irmãs passenses, tendo também Irmãs de outras cidades e estados. A marca característica desta comunidade carmelita é a acolhida.

Por Irmã Maria Elizabeth da Trindade, OCD